Congresso Mundial BioAg 2023: Rovensa Next, um passo à frente em Biossoluções para a agricultura

As principais empresas do setor agrícola se reuniram no Rio de Janeiro, Brasil, para o BioAg World Congress, um dos mais destacados eventos globais “criados pela indústria para a indústria”. A Rovensa Next, como líder na formação de um futuro sustentável para a agricultura, foi parceira global do Congresso e teve uma presença importante na conferência deste ano.

 

Primeira conferência da Rovensa Next no Brasil

Em fevereiro, a marca Rovensa Next foi apresentada ao mundo na Fruit Logistica em Berlim e, desde então, estamos participando ativamente em diferentes conferências para compartilhar mais sobre nossa nova plataforma holística de soluções sustentáveis para a agricultura. Esta foi nossa primeira aparição no Brasil, e uma grande oportunidade de mostrar pesquisas inovadoras em escala local e global.

O Brasil é um mercado que está crescendo significativamente quando se trata do uso de insumos biológicos para a agricultura e conferências como essa ajudam produtores, distribuidores e fabricantes a se conectarem, interagindo e discutindo desafios e soluções.

 

Pesquisa de ponta para oferecer soluções aos desafios reais

A Rovensa Next dedica-se à investigação e inovação para moldar um futuro mais sustentável para a agricultura, e somos impulsionados pelos desafios reais de sustentabilidade dos agricultores e distribuidores. No BioAg World Congress, apresentamos três projetos pioneiros que representam quem somos como empresa e a forma como pretendemos inspirar os outros.

 

PREV-AM® como solução de bioproteção eficaz e segura

Marlon Assunção, gerente de Pesquisa Agronômica, durante apresentação do PREV-AM®

Marlon Assunção, gerente de Pesquisa Agronômica no Brasil, apresentou o projeto da equipe que teve como objetivo demonstrar formas seguras e eficazes para os agricultores manejarem pragas e doenças. Segundo Assunção, o projeto foi inspirado em um dos nossos desafios globais: “Produzir alimentos em quantidades suficientes para alimentar o mundo. Mas, mais do que isso, precisamos produzir alimentos seguros, sem resíduos e proteger o meio ambiente, incluindo os insetos e micro-organismos benéficos.”

A equipe estudou a combinação do produto PREV-AM® da Rovensa Next com três microrganismos benéficos usados no manejo integrado de pragas. Os resultados foram claros: quando combinados com outros produtos químicos, esses microrganismos não foram capazes de se desenvolver, mas quando combinados com o PREV-AM®, eles conseguiram. Assunção ressalta que essa constatação não apenas no Brasil, mas em todos os países que estão trabalhando com limite de desperdício zero. Com o uso do PREV-AM, não há mais resíduo nas lavouras, pois ele tem uma base natural (óleo de casca de laranja) e, principalmente, tem a capacidade de preservar inimigos naturais e abelhas, resultando em uma solução segura, natural e eficaz para o manejo de pragas.

 

BIOTOOL demonstra efeito de bioestimulantes na eficiência hídrica

Johanna Pérez, gerente global de Design de Produto de P&D, durante a apresentação da BIOTOOL

A Dra. Johanna Pérez, Gerente Global de Design de Produto de P&D, compartilhou mais sobre nosso projeto BIOTOOL, que foi desenvolvido pela Tradecorp Internacional e pelo centro de pesquisa italiano Landlab, apoiado pelo programa Eurostars, para responder a um desafio global crescente: a água.

O projeto visa examinar o efeito de bioestimulantes à base de algas marinhas nas plantas e melhorar a produtividade das culturas por meio do manejo eficiente da água. Para alcançar esses objetivos, as equipes de pesquisa desenvolveram a plataforma BIOTOOL para estudar a eficiência no uso da água (UEA) em condições experimentais e para avaliação em tempo real do estado da planta em condições abaixo do nível ótimo de aplicação de água.

Estudos mostraram que com uma redução de cerca de 25-40% de água combinada com o uso de bioestimulantes, as plantas ainda podem atingir o mesmo nível de produção. Além de demonstrar a eficácia dos bioestimulantes em melhorar a resiliência das culturas em tempos de estresse hídrico, e como eles afetam o WUE das plantas, as equipes conseguiram expandir o uso da BIOTOOL para estudos de eficiência no uso de nutrientes.

Desbloqueio de fósforo no solo 

Rafael Nunes, Diretor Industrial no Brasil, apresentou um estudo realizado por nossa equipe no país, sobre o uso do Phos’UP nas lavouras de soja, que mostrou um aumento de produtividade de aproximadamente 9%. Segundo Nunes, o estudo surgiu da necessidade de resposta a questões geopolíticas que estavam afetando o preço e a disponibilidade de fertilizantes fosfatados no Brasil.

Rafael Nunes, diretor industrial, apresentou um estudo realizado sobre o uso do Phos’UP

O fósforo (P) é um dos macronutrientes para as plantas e fator essencial na produtividade e qualidade das culturas. Devido à sua baixa mobilidade do solo, estima-se que apenas 20-30% do P no solo pode ser prontamente utilizado pelas plantas. No Brasil, em particular, há uma quantidade excessiva de P (22,8 milhões de toneladas) contida no solo em formas químicas inacessíveis, de modo que os produtores precisam de fertilizantes à base de fosfato para garantir o sucesso de suas lavouras. Phos’UP contém um ingrediente ativo, Pseudomonas fluorescens, que é amplamente conhecido como um solubilizador de fosfato que ajuda as plantas a acessar as formas insolúveis de fosfato já contidas no solo.

Usando Phos’UP em testes de campo com culturas de soja, a equipe descobriu que quando combinada com cepas de bactérias diazotróficas que são amplamente utilizadas nas lavouras de soja brasileiras, houve um efeito sinérgico significativo que aumentou a eficiência do uso de nutrientes nas plantas e demonstrou que essa é uma alternativa viável, sustentável e eficaz aos fertilizantes importados no Brasil.

POSTS RELACIONADOS