Grupo Rovensa coloca a segurança e a saúde como prioridade em suas operações

Hoje, 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, queremos destacar a importância da prevenção de acidentes e a abordagem que o Grupo Rovensa implementou, com a ambição de ser uma referência para a saúde e segurança na indústria.

Dentro da Rovensa Next, há um compromisso forte e claro de promover uma cultura de segurança no local de trabalho e implementar as melhores práticas em todas as geografias de atuação, a fim de garantir um ambiente saudável e seguro para todos os funcionários.

Para criar uma cultura de dano zero no Grupo, a Rovensa fez uma parceria com a DuPont Sustainable Solutions (DSS) desenvolvendo um projeto de três anos, com o intuito de promover a segurança em todas as instalações. O projeto, denominado STAR (Safe Team at Rovensa), que em português significa “Equipe Segura na Rovensa”, já começou em Portugal e Espanha e está sendo implementado nas  instalações industriais brasileiras com a intenção de atingir todos os países onde a Rovensa opera.

Conforme afirma o Chefe de Saúde e Segurança Global, Joao Rodrigues, a cultura de segurança começa com a liderança, por isso fornecemos sessões de treinamento e orientação para nosso Comitê Executivo, Gerentes e Especialistas em Saúde e Segurança, no período de 2020/2021.

Criando um ambiente de trabalho saudável

Para proteger o bem-estar, a saúde e a segurança dos nossos colaboradores, avaliamos regularmente os potenciais riscos para a saúde humana associados aos  processos de fabricação nas  inst

Douglas Nascimento explica que na fábrica onde atua foi implementado um moderno sistema de luz indicadora no teto, alerta de localização da empilhadeira e BlueSpot

alações industriais.

Para melhorar as condições de trabalho e prevenir lesões, as instalações em Monte Mor e Arapongas – Brasil, Palmela – Portugal, bem como Sanch

idrian e Orihuela – Espanha, as estruturas de carregamento foram atualizadas, implementando protocolos de segurança bem definidos. Isso inclui áreas designadas, sinalizadas e regulamentadas para fins de carregamento. Alguns exemplos são a instalação de rampas de nivelamento e a atualização de prateleiras, novos portões de atracação e novos equipamentos de mudança.

Douglas Nascimento, Gerente de Operações em Arapongas, explica que na fábrica onde atua foi implementado um moderno sistema de luz indicadora no teto, alerta sobre a localização da empilhadeira, além do BlueSpot, que fica instalado no próprio equipamento. Isso ajuda a evitar uma das principais causas de acidentes, que são os veículos móveis usados para transportar grandes quantidades de produtos. Seigler das Neves, Gerente Industrial em Monte More, acrescenta que devido à complexidade desta planta e o processo de expansão em andamento, o conhecimento que o projeto trouxe, advindo da parceria com a DuPont, está sendo fundamental.

Embaixadores comprometidos e dedicados com a segurança 

A segurança é um valor fundamental para o Grupo Rovensa e está listada como o principal valor corporativo, o de proteger as pessoas.  Esse valor  orienta o Grupo sobre como se deve portar, as ações que se deve tomar e como proceder ao interagir com colegas, clientes, parceiros de negócios e todas os demais envolvidos nos processos.

Embora todos os funcionários sejam encorajados a atuar como agentes de segurança, o programa STAR formou um grupo de Embaixadores que estão comprometidos em promover uma cultura de segurança dentro da empresa. Graças ao treinamento fornecido, agora existe um grupo dedicado de Embaixadores  preparados para desempenhar um papel fundamental na redução do número de incidentes que poderiam ocorrer nas instalações e também a promoção de uma cultura de dano zero em toda a organização.

“O papel da liderança é, acima de tudo, ser exemplo em todas as situações”, define Luis Carlos Cavalcante.

“O papel da liderança é, acima de tudo, ser exemplo em todas as situações, orientar sobre as boas práticas de segurança no trabalho e fomentar a mudança cultural proposta no projeto STAR”, afirma o Embaixador Star e Gerente Geral, Luis Carlos Cavalcante.

Treinamentos educativos sobre segurança

Na missão de manter um alto nível de segurança em todas as instalações, treinamos regularmente  funcionários em tópicos de saúde e segurança, a partir do momento em que passam a fazer parte da Companhia. Nos países onde realizamos operações industriais, todos os funcionários têm o dever de participar de um treinamento específico sobre saúde e segurança ocupacional. Por exemplo, no Brasil, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) organiza uma semana dedicada à prevenção uma vez por ano.

“É costume de o grupo receber pessoas nas unidades fabris. Aqui no Brasil, por exemplo, os visitantes recebem um treinamento de orientação quanto aos procedimentos de segurança que devem ser seguidos, bem como orientações em caso de alguma ocorrência”, afirma Yone Guidone, Encarregada de Recursos Humanos em Arapongas.

O recém-inaugurado Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções, em Hortolândia – Brasil,  já foi construído seguindo os preceitos de segurança da empresa. Nele, funcionários e visitantes se sentem seguros. “No caso de visitantes, estes recebem várias informações sobre os processos realizados no laboratório ao mesmo tempo que visualizam boa parte do conteúdo através das paredes de vidro, especialmente construídas para esta finalidade”, completa Johana Perez, Gerente Global de Design de Produto de P&D, responsável pelo projeto e implementação do Centro em Hortolândia.

Segurança em todos os ambientes

A cultura de dano zero leva a Rovensa Next e todo o Grupo a minimizar os riscos e manter um ambiente seguro para os funcionários, independentemente de onde eles estejam.  Em nossas instalações industriais, por exemplo, o Grupo Rovensa implementou sistemas de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional em conformidade com as normas nacionais e as estruturas internacionais.

Além disso, temos planos específicos de resposta a emergências para substâncias perigosas, incluindo procedimentos para lidar com incêndios, explosões, perdas de contenção, vazamentos de gás, emergências médicas, falhas de serviços públicos, derramamentos perigosos ou transporte rodoviário, com base nos riscos representados por cada planta industrial.

Para garantir a segurança, temos procedimentos em vigor para armazenar, manusear e transportar mercadorias. Selecionamos parceiros logísticos que seguem critérios de segurança, ambientais e de qualidade e escolhemos diferentes fornecedores para distintos materiais.

Todos esses ângulos de segurança precisam ser constantemente avaliados, monitorados e atualizados de acordo com as regras e procedimentos de certificação, porque a Saúde e a Segurança sempre vêm em primeiro lugar.

POSTS RELACIONADOS